Hoje falaremos sobre o recém lançado questionário Perfil de Governança TI 2016 através de um comparativo com sua versão anterior… vamos à análise!

 

Nesta nova versão do questionário, para a qual 381 Instituições foram selecionadas para respondê-lo, algumas mudanças ocorreram:

  • Sendo caracterizada como mera reorganização, a única questão que havia no item 1.6 do questionário de 2014 foi agrupada no item 1.3;
  • Porém, com foco na informação e divulgação aos stakeholders, foi criado o item 3.3, incluindo questões sobre o catálogo de informações de interesse coletivo e a publicação de dados aderentes ao princípio de dados abertos;
  • Referindo-se à Carta de Serviços ao Cidadão (que possui o objetivo de informar ao cidadão os serviços prestados pela Instituição, as formas de acesso a esses serviços e os respectivos compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público), foi inserido o item 6.4, relacionando-se ao rol de serviços públicos disponíveis, dando foco no quantitativo de serviços disponíveis e possíveis de serem prestados por meio eletrônico de forma total ou parcial.
  • E, complementado o novo item 6.4, o item 6.5 do novo questionário (correspondente ao item 6.4, no questionário de 2014), referente aos serviços públicos disponíveis prestados de forma eletrônica, foi estendido com foco na qualidade, evolução, integralidade e disponibilidade dos serviços atuais/novos prestados de forma eletrônica.

 

Apesar de vermos que a mudança física não foi muito grande, conceitualmente ficou reforçada a necessidade de se publicar os serviços disponíveis ao cidadão, informatizar os serviços e manter a qualidade e disponibilidade dos mesmos, aproximando, de forma facilitada, a Instituição ao cidadão!

Este importante instrumento de medição de maturidade em Governança de TIC serve como régua para medir, comparar e apresentar a distribuição de maturidade de diversas instituições da APF.

E, por falar nisto, como está o monitoramento/controle da execução dos Planos de sua Instituição em busca da evolução da maturidade em Governança de TIC?

 

Abraços!

 

 

REFERÊNCIAS

 

Questionário Perfil de Governança de TI 2016

Carta de Serviços ao Cidadão

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