Recentemente foi liberado pelo Tribunal de Contas da União o arquivo consolidado dos dados coletados para o levantamento do índice de Governança de TI 2016 na Administração Pública Federal – APF.

Vamos à análise!

 

Distribuição por maturidade em Governança de TI (2014 X 2016) - www.governancas.com.br

Distribuição por maturidade em Governança de TI (2014 X 2016) – www.governancas.com.br

 

Pela primeira vez, fica bem aparente um equilíbrio na distribuição de maturidade em Governança de TI entre as instituições que se posicionaram até o nível Básico (185) e as que se posicionaram a partir do nível Intermediário (183), do total de 368 instituições da APF participantes em 2016 (contra 372 instituições participantes da pesquisa realizada em 2014).

 

Comparativo da distribuição de maturidade em Governança de TI (2014 e 2016) - www.governancas.com.br

Comparativo da distribuição de maturidade em Governança de TI (2014 e 2016) – www.governancas.com.br

 

Nos níveis Inicial e Básico podemos verificar a redução de quantidade de instituições que as compõem, evidenciando deslocamentos para o nível seguinte:

  • A faixa de maturidade Inicial foi reduzida em 7,64%, indicando uma migração para o próximo nível, o Básico.
  • A faixa de maturidade Básico foi reduzida em 2,84%, indicando, também, uma migração para o próximo nível, o Intermediário.

Para se obter estes porcentuais, foi levada em consideração a diferença a menor de 4 (quatro) respondentes nos anos de 2014 e 2016, através de proporção entre o subtotal das faixas e o total de respondentes.

 

Ratificando a evolução de maturidade das instituições, cresceram as quantidades de instituições que se encontram nos níveis mais avançados:

  • A faixa de maturidade Intermediário teve um excelente crescimento de 8,21%, indicando o recebimento de instituições vindas dos níveis inferiores.
  • A faixa de maturidade Aprimorado foi aumentada em 2,27%, indicando, também, o recebimento e a evolução de instituições vindas dos demais níveis.

 

 

Evolução da maturidade em Governança de TI - iGovTI 2014 X 2016 - www.governancas.com.br

Evolução da maturidade em Governança de TI – iGovTI 2014 X 2016 – www.governancas.com.br

 

Neste gráfico evolutivo ficam comprovados:

  • O deslocamento da onda no sentido à direita, onde se localiza o quadrante de maior maturidade em Governança de TI.
  • A redução da altura da onda nos dois primeiros níveis (Inicial e Básico), demonstrando a saída de instituições destes níveis.
  • O aumento da altura da onda nos dois últimos níveis (Intermediário e Aprimorado), demonstrando o acréscimo de instituições nestes níveis de maturidade de Governança de TI.

 

Como os dados coletados nos períodos anteriores desta pesquisa de índice de Governança de TI (2012, 2010 e 2007) não foram divulgados de forma aberta, não é possível realizar uma análise comparativa detalhada e montar um gráfico evolutivo da maturidade em Governança de TI de todos os períodos levantados. E, ainda, é bom lembrar que, eventualmente, ocorrem variações nas questões e, consequentemente, na forma de calcular o índice, bem como na quantidade de instituições participantes – o que pode levar a algum pequeno desvio no resultado final do comparativo.

De qualquer modo, podemos concluir que as instituições da APF estão fazendo o “dever de casa” e realmente atuando no crescimento de sua maturidade nas Governanças Corporativa e de TI.

 

Agora, fica a pergunta: a sua instituição está evoluindo na maturidade de Governança de TI?

 

Referência

http://portal.tcu.gov.br/comunidades/fiscalizacao-de-tecnologia-da-informacao/atuacao/perfil-de-governanca-de-ti/

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>